terça-feira, 30 de novembro de 2021

Dirigentes do FC Porto são suspeitos de manipulação de resultados

Dirigentes do FC Porto são suspeitos de manipulação de resultados. 15 jogadores envolvidos no esquema que envolverá Pinto da Costa

O Ministério Público já tem indícios concretos de desvios de fundos da Futebol Clube Porto, Sociedade Anónima Desportiva (SAD) em 15 transferências que envolveram algumas das mais importantes transferências portistas desde 2012, como as dos jogadores Quaresma, Militão, Filipe ou Fábio Silva. O procurador Rosário Teixeira acredita ter indícios de que o empresário Pedro Pinho terá alegadamente cobrado comissões de cerca de 10,5 milhões de euros por intermediações fictícias que apenas serviam para desviar fundos da SAD do FC Porto para fazer regressar alegadamente uma parte desse dinheiro a Jorge Nuno Pinto da Costa e a outros dirigentes do clube.

Mas o MP também suspeita que uma parte desses 10,5 milhões de euros também terão servido para financiar a alegada manipulação de resultados desportivos de jogos do FC Porto, através da suposta prática de corrupção ativa de intervenientes com capacidade para influenciar a sorte dos jogos da I Liga.
Uma pequena parte dos mesmos fundos também terão ainda sido entregues a dirigentes de claques desportivas afetas ao FC Porto, como Fernando Madureira, líder dos Super Dragões. As actividades desses dirigentes estão sob investigação, sendo que o semanário Sol já noticiou que Madureira terá recebido cerca de 100 mil euros de um alegado saco azul gerido por Pinto da Costa.